Sérgio Galvani/Guarany
O Guarany venceu o Internacional por 2×1, No Estrela D’Alva, e conquistou um grande feito em sua história ao quebrar um tabu de 56 anos, uma vez que a última vitória do Índio sobre a equipe colorada havia acontecido no dia 3 de dezembro de 1967, pelo Gauchão.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
O time de Bagé aproveitou os erros da defesa Colorada e abriu o placar logo aos 10 minutos de partida, com Tony Júnior. Na jogada, Mercado rebateu uma bola, Lessa cortou de cabeça, pegou toda a defesa desarrumada, viu o zagueiro perder para o quique e Tony aproveitou e marcou. Aos 22, novamente Mercado voltou a errar após não conseguir dominar e entregar a bola para Tony Júnior, que acionou Michel para ampliar a diferença no marcador. O Colorado ainda descontou na etapa inicial, no pênalti convertido por Pedro Henrique aos 30.
Com o resultado, além da vitória histórica, o Guarany também garantiu sua primeira vitória no Gauchão Ipiranga e chegou aos quatro pontos. A equipe segue na zona do rebaixamento do torneio, devido ao Xavante ter vencido seu jogo, contudo soma o mesmo número de pontos que Avenida e São José (que ainda joga nesta rodada).
Xavante quebra invencibilidade do Caxias no Centenário
No Centenário, o Brasil venceu o Caxias por 2 x 1 e conquistou a primeira vitória no Gauchão Ipiranga, além de quebrar um tabu sendo a primeira equipe do interior a vencer o Grená em casa pelo Gauchão desde 2017.
A última derrota do Caxias no Centenário havia sido em 2017, em um revés por 1 x 0 diante do Veranópolis. A equipe chegou a sofrer outras derrotas jogando em casa, mas por outras competições. Pelo Campeonato Gaúcho foram 6 temporadas de invencibilidade contra times do interior.
Dentro de campo, a partida foi bastante movimentada em ambos os tempos e com chances claras para as duas equipes. O Xavante abriu o placar aos 15 minutos. De longe, Anderson Recife soltou uma bomba e marcou um golaço, sem chances para Fabian Volpi. O segundo veio minutos depois, em contra-ataque rápido puxado por Maicky, Marcinho ficou cara a cara com Volpi, e deslocou para marcar. Aos 43 minutos da primeira etapa, um pênalti cobrado por Álvaro, parou no arqueiro do Brasil. Já no lance seguinte, segundos depois, após escanteio, Emerson Martins diminuiu para o Caxias, fazendo 2×1.