Foto: Joilson Marconne/CBF
Hoje é o dia decisivo para o futuro da seleção brasileira. Brasil e Argentina se enfrentam neste domingo (11) no estádio Brígido Iriarte, em Caracas, na última rodada do quadrangular final do Torneio Pré-Olímpico. As duas equipes estão na briga direta por uma das duas vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, além de Paraguai e Venezuela.
Para a seleção brasileira a situação é a seguinte: se vencer se garantirá nos próximos Jogos Olímpicos. Caso empate, corre o risco de ficar fora de Paris-2024 dependendo do resultado entre Paraguai e Venezuela, que jogam às 20h30, já se perder está fora. Para a Argentina, vencer significa classificação; empatar ou perder significará ficar de fora das Olimpíadas de 2024.
A campanha do Brasil teve seus altos e baixos. Na fase inicial, venceu a Bolívia por 1 a 0, a Colômbia por 2 a 0 e o Equador por 2 a 1. Porém, sofreu derrotas para a Venezuela por 3 a 1 e para o Paraguai por 1 a 0. A vitória de 2 a 1 sobre a Venezuela, no último confronto, também foi marcada por altos e baixos.
Para o confronto decisivo contra a Argentina, a seleção brasileira não terá desfalques de última hora. O técnico Ramon Menezes provavelmente manterá a mesma escalação da última vitória, com Gabriel Pirani e Maurício no meio-campo, e o trio de ataque formado por Gabriel Pec, John Kennedy e Endrick.
A Argentina também liderou sua chave na fase de grupos, assim como o Brasil. Com duas vitórias e dois empates, a equipe marcou 11 gols, o melhor ataque da competição. No quadrangular final, empatou em 2 a 2 com a Venezuela e em 3 a 3 com o Paraguai.