Foto: Divulgação
O futebol inglês está prestes a testemunhar uma inovação significativa em suas regras com a introdução do “cartão azul”, uma medida que visa moderar o comportamento dos jogadores em campo.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Segundo reportagem do ‘Telegraph’, essa nova regra permitirá que os árbitros expulsem temporariamente jogadores por um período de dez minutos, atuando como um meio-termo entre o cartão amarelo e o vermelho. A implementação está prevista para a próxima temporada, iniciando em junho e julho.
As primeiras competições a experimentar essa mudança serão a Copa da Inglaterra masculina e a feminina, marcando um momento pioneiro na história do esporte. A introdução do cartão azul vem após testes bem-sucedidos em campeonatos de base na Inglaterra, indicando uma recepção positiva à ideia.
A International Board (IFAB), entidade responsável por definir e atualizar as regras do futebol, está por trás dessa inovadora alteração. Um dos principais objetivos com a introdução do cartão azul é aumentar o respeito dos jogadores pelos árbitros, especialmente em situações de confronto verbal.
Lukas Brud, CEO da IFAB, enfatizou a importância dessa regra, sugerindo que a possibilidade de ser expulso temporariamente pode fazer os jogadores pensarem duas vezes antes de proferirem comentários inapropriados aos árbitros.