Foto: Enoc Junior/Ypiranga
O sábado (10) foi de abertura da 7ª rodada do Gauchão Ipiranga 2024. Os confrontos entre Grêmio e São Luiz, assim como Novo Hamburgo e Juventude, terminaram empatados em 1×1. Já o Avenida bateu o Ypiranga em seus domínios e com esse resultado deu um salto na tabela, saindo da zona de rebaixamento e colocando o próprio Canarinho dentro do Z2.
Grêmio 1 x 1 São Luiz
Na Arena, o jogo foi equilibrado no primeiro tempo, com oportunidade para ambos os lados mas sem bola na rede. Já na segunda etapa, o São Luiz voltou melhor e logo aos 13 minutos Lucas Souza recebeu na área, dominou e bateu colocado para largar na frente no marcador. Em desvantagem, o Grêmio se jogou para frente e Renato Portaluppi chegou a tirar os dois zagueiros da equipe. Aos 42 minutos, Gustavo Nunes levantou na área e Galdino deu um toque sutil de cabeça para deixar tudo igual no placar.
Com o resultado, o Tricolor se mantém na liderança do Gauchão, com 16 pontos, mas pode ser ultrapassado até o final da rodada pelo Inter, já o Alvirrubro chega a oito pontos e, por enquanto, ocupa a sexta posição da tabela. O Grêmio volta a campo na quarta-feira (14), quando visita o Ypiranga, às 19h, enquanto o São Luiz recebe o Juventude na terça-feira (13), às 20h.
Avenida 2 x 0 Ypiranga
Nos Eucaliptos, o Avenida venceu o confronto direto com o Ypiranga. Os dois gols, um em cada tempo, surgiram em jogadas de bola parada. Aos 24 minutos da primeira etapa, Alan Cardoso abriu o placar após subir mais alto e cabecear para o fundo das redes depois de cobrança de escanteio. Já aos 14 minutos da etapa complementar, novamente após cobrança de escanteio, Dadalt chuta, a bola bate e rebate e na sobra para Hélio Paraiba amplia para o Nida.
Com o resultado, o Periquito vai a sete pontos e dá um salto na tabela, de 11ª para sétima colocação e deixa o Z2, enquanto o Canarinho estaciona nos seis pontos, cai para 11º e entra na zona do rebaixamento. As duas equipes voltam a campo às 19h de quarta-feira, quando o Avenida terá o clássico Ave-Cruz nos Plátanos e o Ypiranga enfrentará o Grêmio no Colosso Da Lagoa.
Novo Hamburgo 1 x 1 Juventude
No Vale, Novo Hamburgo e Juventude ficaram no empate. Com dois tempos movimentados, o Papo saiu na frente, abrindo o marcador com Erick Farias, aos 20 minutos do primeiro tempo. Na jogada, Jadson cruzou na medida para Érick, após receber de Jean Carlos, e o atacante, camisa 7, cabeceou no cantinho do goleiro Lucas Maticoli. O placar porém não durou muito assim, nove minutos depois, em cobrança de falta, Paulinho Dias acertou a barreira, na sobra, a zaga do Ju cortou mal, Garré tocou para o meio da área e Luam Parede tocou para o fundo das redes para o Anilado.
Com o resultado, o Juventude sobe, no momento, para a segunda posição com 13 pontos somados, no entanto, torce para o Internacional não pontuar na rodada, já o Novo Hamburgo, segue em quinto com nove pontos conquistados. Na oitava rodada, o Ju visita o São Luiz na terça-feira, às 20h, enquanto o Noia enfrenta na quarta-feira o Guarany, às 21h30, no Estrela D´Alva.