Foto: Gustavo Diehl/Arquivo
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) registrou progresso significativo no cenário global, conforme revela o último “Webometrics Ranking of World Universities”, divulgado em 30 de janeiro. O ranking, elaborado pelo Cybermetrics Lab, uma divisão do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) da Espanha, destacou a UFRGS por sua presença acadêmica online e contribuições para o “Acesso Aberto”.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
A UFRGS não só melhorou sua posição global, mas também manteve sua classificação nas esferas latino-americana e nacional, consolidando-se como a décima melhor universidade federal do Brasil por três edições consecutivas.
Entre mais de 32 mil instituições avaliadas, a UFRGS figura entre as 12 mil melhores, competindo com gigantes da educação como a Universidade de Oxford e as americanas Harvard, Stanford, MIT e Michigan, que lideram o ranking.
O “Webometrics Ranking” busca promover a visibilidade online das universidades, apoiando a disseminação de conhecimento científico e cultural para o público em geral, com ênfase na importância do acesso aberto.
A UFRGS viu melhorias no indicador “Impacto na Web”, um dos três critérios do ranking, que inclui também “Transparência ou Abertura” e “Excelência”, baseados na quantidade de backlinks, citações dos principais autores e trabalhos altamente citados em diversas disciplinas.
Soraya Tanure, secretária de Avaliação Institucional da UFRGS, destaca a relevância da presença online e a necessidade de adotar práticas de publicação em acesso aberto para ampliar a influência e o engajamento da universidade na comunidade científica e na sociedade.