Foto: Gabriel Tadiotto/Juventude
A quarta-feira (3) foi marcada por temporais no Rio Grande do Sul. As chuvas foram acompanhadas de granizo, deixando as ruas de Caxias do Sul, na Serra, cobertas de gelo, e de ventos fortes, como os registrados em Santa Maria, na Região Central.
Segundo a MetSul Meteorologia, na Serra Gaúcha, uma célula de instabilidade mais forte e isolada foi o que desencadeou o temporal em Caxias. A cidade registrou chuvas intensas acompanhadas de granizo, o que resultou em alagamentos, incluindo a BR-116 e o bairro Fátima. No centro de treinamento do Juventude, o treino que marcou o início da pré-temporada precisou ser adiado devido ao granizo que cobriu o gramado durante o forte temporal. O vento também derrubou árvores na cidade, incluindo a Rota do Sol.
Já em Santa Maria, a base aérea do bairro Camobi reportou ventos de até 81 km/h às 18h, devido à presença de uma área de instabilidade próxima. Pela manhã, a fronteira teve instabilidade com muitos raios em Livramento e queda de granizo no departamento uruguaio de Rivera.
Conforme explica a MetSul, esses eventos são comuns nesta época do ano, devido à influência do ar quente e úmido de origem tropical sobre o Sul do Brasil. Ventos úmidos vindos do mar em direção ao continente trouxeram chuvas localizadas novamente para a Metade Leste gaúcha. Esses temporais isolados e passageiros, com chuvas fortes a torrenciais, tendem a se repetir frequentemente neste janeiro, aumentando na próxima semana no RS devido ao calor intenso.