Foto: Mateus Raugust / PMPA
Na sequência de um temporal devastador na terça-feira (16), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), fez um apelo à população para doar motosserras e telhas. Em uma postagem em rede social na manhã desta quarta-feira (17), Melo enfatizou a necessidade de remover centenas de árvores das vias e destacou que “a vida só tem sentido se ela for comunitária”.
Um levantamento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos revelou que o forte temporal, acompanhado de rajadas de vento, causou a queda de pelo menos 200 árvores na capital. Os danos ainda estão sendo avaliados. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reportou que 119 vias estavam bloqueadas devido ao temporal, incluindo 50 bloqueios causados pela queda de árvores.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
A EPTC informou que 79 ruas foram bloqueadas e oito linhas de ônibus tiveram alterações em seus itinerários. Além disso, 102 semáforos estão desativados devido à falta de energia. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) alertou que a falta de energia elétrica afetou estações de tratamento de água e casas de bombas, podendo deixar cerca de 1 milhão de pessoas sem água se os reservatórios esvaziarem.