Foto: Reprodução/RBSTV
Termina na próxima quarta-feira (31) o prazo para contribuintes do Rio Grande do Sul optarem pelo parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. A oportunidade permite dividir o valor em até seis vezes, sendo necessário efetuar o pagamento da primeira parcela ainda em janeiro para garantir o benefício.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Os contribuintes que quitarem as parcelas em dia poderão usufruir de descontos consideráveis, que variam de 20% a 24,8% para pagamentos realizados de janeiro a março. Estes abatimentos são acumulativos com os benefícios dos programas Bom Cidadão e Bom Motorista, que podem elevar a economia no imposto.
Para pagamento à vista, o desconto de 6% está disponível apenas até esta quarta-feira. Em fevereiro, o desconto para quitação integral cai para 3%, e em março, para 1%.
Os programas Bom Cidadão e Bom Motorista oferecem reduções adicionais baseadas no acúmulo de notas fiscais e na ausência de infrações de trânsito, respectivamente. Os descontos podem atingir 5% para o Bom Cidadão e até 15% para o Bom Motorista, dependendo do histórico do condutor.
Veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do IPVA no estado, além de outras categorias específicas que podem ser verificadas no site da Secretaria da Fazenda.
O pagamento pode ser efetuado por meio do Pix, acessando o QR Code disponível no site da Receita Estadual, do Detran, ou pelo aplicativo IPVA disponível nas lojas AppStore e Google Play. Além do Pix, a quitação pode ser realizada diretamente nos bancos conveniados, informando placa e Renavam do veículo.
A taxa de licenciamento para o ano de 2024 foi ajustada para R$ 99,65, e ainda não há definição sobre a cobrança do seguro DPVAT, que está suspenso há três anos.