Foto: Nelson Jr./STF
O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (11) a nomeação do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Lewandowski substituirá Flávio Dino, que foi nomeado por Lula e aprovado pelo Senado como novo ministro do STF e assumirá o cargo ainda este mês.
O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença de Lula, Lewandowski, Flávio Dino e da primeira-dama Janja da Silva. A nomeação de Lewandowski será oficializada em 19 de janeiro, e ele tomará posse em 1º de fevereiro.
Lula elogiou Lewandowski, referindo-se a ele como “um extraordinário ministro da Suprema Corte“, e revelou que recebeu a resposta afirmativa do ministro aposentado na quarta-feira (10). “Eu acho que ganha o Ministério da Justiça, ganha a Suprema Corte e ganha o povo brasileiro com essa dupla que está aqui do meu lado“, afirmou Lula.
O presidente também destacou que dará autonomia a Lewandowski para montar sua própria equipe no Ministério da Justiça. “Quero que as pessoas montem o time que elas vão jogar”, disse Lula, enfatizando sua confiança na liderança de Lewandowski.
Fora do púlpito, Lula mencionou que a primeira-dama Janja espera ver mulheres ocupando posições importantes na nova gestão da pasta, ao que Lewandowski assegurou: “Certamente”.