Foto: Reprodução
O governo federal está lançou o Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”, nesta quarta-feira (10). O edital contém todas as regras para a realização do exame. No total, serão selecionados 6.640 funcionários para 21 órgãos públicos, sendo 5.948 para cargos de nível superior e 692 para cargos de nível médio.
Para participar, os candidatos precisam pagar uma taxa de inscrição de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para vagas de nível superior. No entanto, existem algumas isenções disponíveis para candidatos que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), aqueles que cursaram ou estão cursando faculdade com o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), bem como aqueles que passaram por um transplante de medula óssea.
As inscrições estarão abertas no período de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. Os candidatos podem se inscrever acessando suas contas na plataforma Gov.br.
A data das provas está marcada para 5 de maio e será realizada em 220 cidades do Brasil. A banca responsável pela aplicação das provas é a Fundação Cesgranrio. Os resultados serão divulgados em 3 de junho, e os aprovados serão convocados a partir de 5 de agosto.
Ao se inscrever, o candidato deverá escolher uma das 8 áreas de atuação de preferência:
bloco 1 – infraestrutura, exatas e engenharias;
bloco 2 – tecnologia, dados e informação;
bloco 3 – ambiental, agrário e biológicas;
bloco 4 – trabalho e saúde do servidor;
bloco 5 – educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos;
bloco 6 – setores econômicos e regulação;
bloco 7 – gestão governamental e administração pública;
bloco 8 – nível intermediário
O edital trará detalhes do conteúdo de provas, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame e composição das notas finais. Além das informações sobre os blocos das áreas de atuação que deverão ser escolhidos no momento de inscrição.