Foto: Reprodução/RBSTV
A praia do Cassino, localizada em Rio Grande, Região Sul do RS, tornou-se palco de um evento inusitado: um elefante-marinho decidiu fazer uma pausa em suas águas. O animal, que surgiu na área na terça-feira (16), tornou-se um ponto de atração para os veranistas.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Desde então, vem sendo monitorado de perto pelo Centro de Recuperação de Animais Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande (Cram) e pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema).
Nos primeiros dias, o elefante-marinho foi visto alternando entre a praia e o mar, em um longo trecho entre os molhes da Barra e a região da Querência. No entanto, desde sexta-feira (19), o mamífero marinho escolheu descansar próximo à guarita 4 dos guarda-vidas.
Especialistas do Cram avaliam que o animal tem cerca de 3 metros de comprimento e pesa aproximadamente 700 kg. Trata-se de um macho ainda jovem e saudável. Na fase adulta, elefantes-marinhos podem atingir mais de 6 toneladas e 6,5 metros de comprimento.
Por questões de segurança, tanto para o animal quanto para os visitantes da praia, a área ao redor do elefante-marinho foi isolada. Como é um animal selvagem, ele pode reagir se sentir ameaçado. A equipe do Cram orienta a população a respeitar a área isolada, evitar aproximação, não utilizar flash em fotografias e não alimentar o elefante-marinho.