Foto: Divulgação / Asociación Atlética Argentinos Juniors.
A 43ª edição do Efipan, uma das principais competições de base do Brasil, teve o Argentinos Juniors como grande campeão. A equipe argentina derrotou o Defensor-URU por 3 a 0 na emocionante final, com dois gols de Alan Alcaraz e um de Lisandro Zacaria. Alcaraz também se destacou como artilheiro do torneio sub-14.
A campanha do Argentinos Juniors foi impressionante, com sete vitórias, um empate e apenas uma derrota, que ocorreu na fase de grupos contra o Talleres-ARG, desde o dia 17 de janeiro até o último domingo (28).
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Entre as equipes gaúchas, o Internacional teve o melhor desempenho, chegando às semifinais, mas sendo derrotado nos pênaltis pelo finalista uruguaio. Após a fase de grupos, o Internacional eliminou o Alianza Lima-PER nas quartas de final e conquistou o terceiro lugar ao vencer o Olimpia-PAR nas penalidades, após um empate em 1 a 1 no tempo normal.
Por outro lado, o Grêmio, atual campeão do torneio de base, foi eliminado nas quartas de final após ter tido a quarta melhor campanha na fase inicial. O Tricolor perdeu por 2 a 0 para o Olimpia, deixando a competição precocemente.
No total, o torneio contou com a participação de 315 jovens atletas com até 15 anos, representando suas equipes em uma competição que reuniu 12 clubes da América do Sul, com seis países diferentes sendo representados.