Foto: Divulgação/PMPA
Mais de 454 mil clientes permanecem sem abastecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul, devido à forte tempestade que atingiu o estado na última terça-feira (16). A RGE, em um boletim divulgado nesta quinta-feira (18), reportou que 310 mil de seus clientes estão sem energia, sendo a Região Metropolitana a mais afetada, com quase 200 mil sem fornecimento elétrico.
As áreas afetadas incluem várias regiões, com a Região Metropolitana no topo da lista, seguida pelo Vale do Taquari com 27 mil, Centro com 33 mil, Vale do Rio Pardo com 25 mil e Vale do Sinos com 11 mil clientes sem energia.
Na área da CEEE Equatorial, a situação também é crítica, com 144 mil clientes ainda sem luz. A empresa comunicou nas redes sociais que conseguiu restabelecer o abastecimento para 74% dos pontos afetados, com a Região Metropolitana sendo a mais impactada pelos desligamentos. Times de outros estados do Grupo Equatorial estão chegando ao Rio Grande do Sul para acelerar a normalização do serviço.
Os moradores de Porto Alegre afetados pelo apagão podem ter que aguardar até sábado (20) pela normalização do serviço, conforme informado pelo presidente da CEEE Equatorial, Riberto José Barbanera. Ele mencionou a “intensidade do temporal” e a “complexidade dos trabalhos” realizados pelas equipes como razões para o atraso no restabelecimento do serviço.