Foto: Reprodução
Um espaço especial na Serra está enfrentando sérios problemas. Devido a cortes de despesas, o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) decidiu fechar o Jardim Zoológico da UCS a partir de 1º de março de 2024. A última esperança para reverter essa situação é uma campanha liderada pelo reitor, Gelson Leonardo Rech. A informação inicial foi divulgada por GZH.
Desde o início da pandemia, o zoológico está fechado para visitação pública, mas ainda abriga cerca de 90 animais de 40 espécies. A universidade arca com os custos mensais de R$ 60 mil, que incluem alimentação, cuidados veterinários, manutenção da infraestrutura e profissionais. Além de enfrentar dificuldades para cobrir esses gastos fixos, o zoológico precisa passar por uma reforma geral estimada em cerca de R$ 2,5 milhões antes de poder reabrir ao público.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Ao GZH, o reitor afirmou que nos próximos dias uma campanha será divulgada, entretanto, estão sendo consideras opções como projetos que permitam que empresas direcionem impostos para o zoológico e a arrecadação de fundos junto à comunidade. Eles também estão buscando a transferência de recursos das multas ambientais para ajudar a financiar o espaço.
O Jardim Zoológico da UCS, inaugurado em 1997, tem 28 recintos e abriga animais resgatados ou com problemas de saúde que não podem sobreviver na natureza. Muitos desses animais fazem parte de programas de conservação de espécies ameaçadas.