Foto: Divulgação/ Hospital Vila Nova
O Hospital Vila Nova, localizado na zona sul de Porto Alegre, anunciou o encerramento das atividades de sua unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica a partir desta sexta-feira (1), apenas seis meses após a inauguração do setor.
Segundo a instituição, a decisão foi tomada devido à falta de recursos financeiros dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) para sustentar o serviço. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclareceu que os leitos eram parte da Operação Inverno, com financiamento municipal até o final de setembro, após o que a manutenção passou a ser responsabilidade do hospital.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
A Associação Hospitalar Vila Nova expressou em nota que o fechamento da UTI pediátrica resulta de várias reuniões com autoridades de saúde locais e estaduais, buscando meios para manter o serviço.
A decisão foi descrita como resultado de uma análise cuidadosa das limitações orçamentárias atuais. Dirceu Dal’Molin, diretor da Associação Hospitalar Vila Nova, afirmou que o fechamento é temporário, com expectativa de reabertura em março, após conseguir habilitação junto ao Ministério da Saúde.
A inauguração dos 10 leitos de UTI pediátrica ocorreu em 16 de junho, contando com equipamentos emprestados pelo governo estadual, através do Programa Inverno Gaúcho com Saúde da SES, destinados ao combate ao aumento de casos de doenças respiratórias no inverno.