O ano de 2023 está chegando ao fim e, com ele, é o momento de relembrar os inúmeros acontecimentos que marcaram este período. Para isso, nós, do O Bairrista, reunimos o que foi destaque no mundo, no Brasil e no Rio Grande do Sul no “Retrospectiva 2023 O Bairrista“.
Em 365 dias vivenciamos fatos marcantes, sejam eles bons ou ruins. Em escala global o mundo assistiu a intensificação do conflito no Oriente Médio entre Israel e Palestina. Em nível nacional Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez, enquanto no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite chegou ao seu segundo mandato.
O ano no RS também foi marcado por várias tragédias ligadas ao clima, enchentes deixaram um rastro de destruição e resultaram em mais de 50 vítimas fatais, mas também mostrou a força e a solidariedade do povo gaúcho. No esporte, o astro mundial Luis Suárez agraciou à todos com seu futebol, vestindo a camisa do Grêmio. Já o rival, Internacional chegou a semifinal da Libertadores da América.
Retrospectiva de junho
O mês de junho começou com um feito histórico e delicioso no RS, mas também foi marcado por um evento climático devastador, que causou prejuízos e perdas de vidas no RS. O período ainda foi marcado por uma decisão política importante, homenagem a um grande narrador em solo gaúcho e uma comoção mundial por conta de um submersível. Confira:
Serafina Corrêa bate recorde de maior pizza já feita no Brasil
O mês de junho começou com um feito inusitado. No dia 3, o município gaúcho de Serafina Corrêa bateu o recorde nacional de maior pizza já feita em solo brasileiro, com uma pizza de 442 kg. O desafio, promovido pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Serafina Corrêa (Acisco) e pela prefeitura municipal, ocorreu na Praça Central do município, local conhecido como Piazzetta San Marco.
Morre Rosalina Conceição, ex-presidente e porta-estandarte da Bambas da Orgia
No dia 8 faleceu uma figura emblemática da Capital, aos 65 anos: a baluarte Rosalina Conceição. Figura importante do Carnaval de Porto Alegre, ela era conhecida pelos quase 50 anos de atuação na Sociedade Beneficente Cultural Bambas da Orgia, considerada a escola de samba mais antiga da cidade. Rosalina morreu por infecção generalizada. Rose foi a primeira mulher à frente da Bambas da Orgia, além de presidente até 2012, sendo o mandato mais longevo da história da escola.
Galvão Bueno recebe Medalha do Mérito Farroupilha
No dia 13, uma das vozes mais marcantes do jornalismo esportivo brasileiro, Galvão Bueno recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, distinção máxima da Assembleia destinada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Rio Grande do Sul. “Sou gaúcho de coração e alma. Brinco de juntar palavras que tenham algum significado, mas nesse momento fica difícil juntar palavras“, disse na época.
Barco com imigrantes naufraga no sul da Grécia
No dia 15 uma tragédia pouco divulgada foi registrada. Ao menos 79 pessoas morreram após o naufrágio de uma embarcação com migrantes e refugiados nas proximidades da Península do Peloponeso, Sul da Grécia. Após uma ampla operação de resgate, dificultada pelos fortes ventos, mais de 100 pessoas foram resgatadas com vida. A Organização das Nações Unidas (ONU) calcula que entre 400 e 750 pessoas de várias nacionalidades estavam no barco, mas nunca houve atualização sobre o caso.
Ciclone atinge o RS, deixa rastro de destruição e 16 pessoas perdem a vida
Já a madrugada do dia 16 de junho ficará por muito tempo na memória daqueles que sofreram de perto os efeitos do ciclone que atingiu o RS, considerado um dos maiores desastres climáticos da história do estado. Quinze pessoas morreram. O desastre afetou dois milhões de pessoas, deixou 3,2 mil desabrigadas, fez com que 4,3 mil gaúchos ficassem desalojados com destruição em várias cidades e resultou na morte de 16 pessoas.
Volumes de chuva extremos de 200 mm a 350 mm caíram em poucas horas nos vales, na Grande Porto Alegre e principalmente em cidades próximas da Serra, junto ao Litoral Norte, o que acabou por gerar inundações repentinas que arrastaram carros, casas e pessoas. A água subiu tão rapidamente que pessoas morreram afogadas em suas próprias casas. A cidade de Caraá foi considerada a mais afetada.
Morre Manoelito Savaris, presidente do MTG
Na madrugada do dia 17, o Rio Grande do Sul se despediu do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, que faleceu aos 67 anos. Natural de Casca, interior gaúcho, mas morador de Caxias do Sul, Savaris era oficial da reserva da Brigada Militar e bacharel em História. Estava em seu nono mandato à frente da entidade e lutava contra um câncer.
Submersível Titan implode e mata cinco pessoas
No dia 18 de junho um submersível que prometia uma expedição aos destroços do Titanic tomou conta dos noticiários após desaparecer no mar. O submersível de turismo da OceanGate era controlado a distância e levava cinco tripulantes para visitar o navio a 3.800 metros da superfície: o empresário britânico Hamish Harding; o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood; o fundador da OceanGate Stockton Rush; e o ex-comandante da Marinha Francesa Paul-Henry Nargeolet.
Após quatro dias, o submersível sofreu uma “implosão catastrófica”, matando todos a bordo. O anúncio encerrou um esforço internacional desesperado de busca e resgate que capturou a atenção global.
Morre o comentarista Paulo Roberto Martins
O dia 20 foi marcado pela morte do comentarista Paulo Roberto Martins, o Morsa, aos 78 anos. Ele teve problemas cardíacos. Martins trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país, como as rádios Globo, Gazeta, Transamérica e nas TVs Cultura, Band e Record.
Enner Valencia chega ao Internacional
A noite do dia 26 de junho foi movimentada no Internacional e marcou a chegada de um jogador bastante esperado. A recepção de Enner Valencia foi marcada por festa da torcida Colorada no Gigantinho. “Tem sido algo impressionante, incrível o carinho que está mostrando a torcida do Inter. A mim e toda a minha família. Desde antes do anúncio rede social, me escreviam. Desde a recepção no aeroporto, foi uma festa muito linda com todos os torcedores do Inter e estou muito contente por isso“, destacou o atacante na época.
TSE tem maioria para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível
Por fim, no dia 30, por maioria de votos (5 a 2), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade do ex-presidente da República Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das Eleições 2022. Ficou reconhecida a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho do ano passado.