Foto: Reprodução
A partir das 00h01 desta sexta-feira (15), os motoristas que trafegam pela RS-122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, terão uma nova forma de pagar o pedágio. Com a implementação do sistema “free flow”, a cobrança passará a ser realizada por meio de um pórtico localizado no km 108 da rodovia. A tarifa será mantida em R$ 8,30.
A transição começará às 23h de hoje (14), quando a atual praça de pedágio encerrará suas operações. Durante uma hora, os motoristas terão livre circulação, sem cobrança de tarifa. À meia-noite, as câmeras e sensores do pórtico, que estiveram em processo de instalação e teste desde setembro, serão ativados e passarão a identificar os veículos que circulam em ambos os sentidos.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
O pórtico em Antônio Prado será o primeiro do país a entrar em operação em uma rodovia estadual. Na área de concessão da CSG, serão instalados seis pórticos no total, mas os outros cinco só entrarão em funcionamento em fevereiro, quando a empresa completar um ano de operação. A cobrança de pedágio em Portão permanecerá sem alterações no momento, aguardando a instalação do novo sistema em São Sebastião do Caí.
Com a implantação do sistema “free flow”, as cancelas serão eliminadas, assim como o pagamento em dinheiro aos atendentes nas cabines. Os motoristas poderão passar pelo pórtico sem a necessidade de reduzir a velocidade, e o pagamento será realizado por meio da identificação do veículo.
Serão oferecidas duas opções básicas de pagamento: com tag ou sem tag. Aqueles que optarem pelo uso da tag terão a tarifa debitada diretamente na fatura do serviço, semelhante ao que acontece em estacionamentos e pistas automáticas de pedágio convencional. Os veículos sem tag serão identificados pela placa e terão opções digitais e físicas para efetuar o pagamento.
Nos canais digitais, é possível quitar as tarifas por meio do aplicativo CSG Free Flow, disponível para download nos sistemas iOS e Android, ou através do site da CSG (www.csg.com.br). Basta informar a placa do veículo para verificar as pendências e efetuar o pagamento. Além disso, é possível se cadastrar no sistema e adicionar saldo antecipadamente, o que proporciona descontos de 5% a 20% e a dedução automática da tarifa na passagem.
O pagamento físico poderá ser realizado em totens de autoatendimento nas bases de serviços operacionais (BSOs) distribuídas na área de concessão, aceitando opções como pix e cartão de crédito ou débito.