Foto: Walter Fagundes/AL
O ex-deputado federal e agropecuarista Aldo Pinto faleceu na manhã desta segunda-feira (4) em Porto Alegre, aos 84 anos, em seu apartamento. Pinto foi um dos pioneiros na criação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e desempenhou o papel de Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul durante a gestão de Alceu Collares.
A morte notícia foi confirmada pelo PDT. O velório de Aldo Pinto acontecerá no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, até às 18h desta segunda.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Natural de Palmeira das Missões, no Noroeste, Aldo foi eleito deputado estadual em 1974, ainda sob a bandeira do MDB. Ele serviu dois mandatos na Assembleia Legislativa do estado antes de se candidatar à Câmara dos Deputados em 1982, quando foi eleito representando o recém-fundado PDT.
Em 1986, concorreu ao cargo de governador do RS em uma aliança polêmica entre seu partido e o PDS, sucessor da antiga Arena, porém, não obteve os votos necessários para sua eleição. Em 1990, com a vitória de Alceu Collares, do PDT, como governador do estado, Aldo Pinto assumiu a posição de Secretário da Agricultura.