Foto: O Bairrista
Com o final da temporada do futebol brasileiro em 2023, o Grêmio planeja o próximo ano e está atento ao mercado da bola. Além de contratações o clube pretende se desfazer de alguns atletas que não foram aproveitados na última temporada. A seguir veja como está a situação de alguns atletas que podem deixar o Grêmio.
Luis Suárez: O centroavante uruguaio que foi artilheiro da equipe no ano chegou com contrato de dois anos, mas em um novo acordo com o clube, diminuiu para um ano seu período. Com isso, Suárez encerra sua passagem pelo Grêmio com 55 jogos e 29 gols marcados.
Ferreira: O atacante afirmou que pode estar de saída do clube. Com um salário considerado elevado e, apesar de sua qualidade técnica, a direção do clube julga que seu rendimento não justifica o investimento mensal. Além disso, há um desgaste existente entre o clube e o estafe do jogador. Ferreira tem contrato com o Grêmio até o final de 2024, mas a ideia do Grêmio é negociar o jogador neste início de ano, entendendo uma possível oportunidade de Ferreira assinar um pré-contrato com outra equipe na metade do ano.
Bruno Alves: O zagueiro que foi titular em grande parte da temporada não deve ter seu vínculo renovado com o Grêmio e vai deixar o clube ao final de 2023. Em entrevista na zona mista, após a partida contra o Vasco, Bruno adotou um discurso de despedida e revelou que a direção do Grêmio não o procurou para uma renovação. Com isso o defensor estará livre no mercado no ano de 2024.
Geromel: ídolo do clube, Geromel tem contrato até o final de 2023 e até o momento não teve avanço na renovação de contrato do atleta. Segundo informações, a negociação está travada após o Grêmio oferecer R$ 250 mil por mês + metas por desempenho e o defensor rejeitar. Uma nova reunião entre as partes deve ser realizada nos próximos dias. O presidente do Grêmio, Alberto Guerra afirmou que gostaria de contar o zagueiro para 2024.
Iturbe: O atacante chegou na janela de transferências do meio do ano e atuou em poucos jogos. Tanto a direção do clube quanto a comissão técnica não demonstraram interesse em renovar o contrato do jogador. Assim, Iturbe já foi informado que não vai permanecer no Grêmio.
Luan: Um dos casos mais delicados, Luan que foi Rei da América atuando pelo Grêmio retornou ao clube na metade do ano com contrato até o final de 2023. Contudo, teve poucas oportunidades em campo sendo justificadas pelo treinador Renato Portaluppi como falta de ritmo. A permanência de Luan vai depender de uma renovação de Renato, que também está em tratativas com o clube. Até o momento, foi especulado que o Grêmio gostaria de estender o contrato de Luan até o final do Campeonato Gaúcho de 2024, mas o clube não confirmou.
Gabriel Grando: o clube planeja negociar Gabriel Grando, renovar com Caíque e buscar um novo goleiro mais experiente para a equipe. O jovem arqueiro que possui mercado no exterior e detém passaporte italiano, é visto como uma oportunidade de negócio para o Grêmio, que espera arrecadar entre 1,5 milhão e 2 milhões de euros com a transferência do atleta de 23 anos, cujo contrato vai até o final de 2025.