Foto: Reprodução/Redes Sociais
Neste domingo (3), a talentosa judoca gaúcha Mayra Aguiar fez história ao se tornar a primeira brasileira a vencer o prestigiado Grand Slam de Tóquio, uma das competições mais importantes no cenário internacional do judô.
Mayra impressionou a todos ao enfrentar o tatame em quatro oportunidades durante o torneio. Nos quatro combates, ela obteve três vitórias por ippon, demonstrando sua habilidade excepcional. A decisão do torneio aconteceu contra a israelense Inbar Lanir, atual número 1 do ranking mundial, e Mayra conquistou a vitória por waza-ari.
A atleta destacou a importância dessa conquista, dizendo: “Esta vitória é muito especial para mim. Sempre foi um dos meus objetivos ganhar esta competição, devido ao seu alto nível de dificuldade e também porque o Japão é um lugar muito especial para mim, depois do Brasil. Agradeço muito pelo apoio e continuarei trabalhando duro.”
Vale destacar que Mayra iniciou a temporada de 2023 em setembro, após se recuperar de uma lesão. Mesmo com esse desafio, ela subiu ao pódio nos três eventos que disputou, conquistando o ouro no Grand Slam de Tóquio e no Campeonato Pan-Americano, além do bronze no Grand Slam de Baku.
A performance de Mayra e de outras judocas brasileiras em Tóquio é notável, pois o Brasil não conquistava pódios nessa competição desde 2019. Além de Mayra, Jéssica Lima (categoria 57kg), também da Sogipa, conquistou a medalha de prata, e Larissa Pimenta (categoria 52kg) alcançou a quinta colocação, mostrando a força do judô brasileiro no cenário internacional.