Foto: Reprodução
O Brasil está prestes a enfrentar uma nova onda de calor ao longo desta semana. A previsão é que a temperatura alcance valores superiores a 40ºC em 15 Estados, incluindo o Rio Grande do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta terça-feira (12), classificando a situação como de nível de severidade laranja devido à sua duração, uma vez que a onda seguirá até domingo (17).
Os efeitos desse fenômeno devem começar a ser percebidos no RS a partir de amanhã (13). Segundo o alerta “uma massa de ar quente intensa ganhará força nos próximos dias em grande parte do centro-sul do Brasil, com destaque para as temperaturas máximas previstas para o fim de semana, que podem superar os 40°C.”
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Além do aumento da temperatura, é possível que se formem áreas de instabilidade que podem provocar “temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70 km/h, queda de granizo e chuvas localmente fortes.” No entanto, o impacto desses fenômenos não será o mesmo em todas as regiões do Estado, conforme explicou o instituto, sendo que a faixa litorânea registrará temperaturas mais amenas.
Para ser caracterizada como onda de calor, o fenômeno deve apresentar uma temperatura que esteja cinco graus acima da média esperada para o período, mantendo-se assim durante um período de três a cinco dias.