Foto: Torino Judô / Divulgação
Aos 85 anos, Itamar Luiz França alcançou um marco notável em sua jornada no judô ao receber a faixa preta, a mais alta graduação na modalidade, durante o evento de Bonenkai na academia Torino, em Caxias do Sul.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Itamar, retomou seu caminho no judô em 2023. O atleta relatou para a rádio Gaúcha de Caxias, que apesar de uma lesão no ombro nos anos 1980 ter interrompido sua jornada rumo à faixa preta, ele reiniciou sua formação com cursos de arbitragem, estágios voluntários em competições, capacitações e provas técnicas, além dos treinos regulares.
Nascido em Flores da Cunha e morador de Caxias do Sul desde os quatro anos, Itamar França tornou-se um cidadão ilustre da cidade, recebendo homenagens da prefeitura e da Câmara de Vereadores. Em novembro, ele participou de um curso intensivo de técnicas de judô, culminando na conquista oficial da faixa preta.
Itamar França, ao falar sobre seu percurso e desafios, ressalta o judô como um gesto de rebeldia contra o envelhecimento e destaca o apoio e carinho que recebe de seus colegas e treinadores. Para ele, o judô representa um desafio gratificante e uma prova de que o melhor ainda está por vir.