Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Gabigol, atacante do Flamengo, que é alvo da dupla Gre-Nal nesta janela de transferências foi oficialmente denunciado pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem por supostamente tentar fraudar um exame de controle de doping.
O incidente ocorreu em 8 de abril no Ninho do Urubu, centro de treinamento do clube carioca. Com a denúncia, o jogador será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que abrange “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. Se condenado, pode enfrentar uma suspensão de até quatro anos.
Gabigol é acusado de dificultar a realização do exame, desrespeitando os procedimentos e os oficiais responsáveis pela coleta. Diferente dos demais jogadores do Flamengo, que realizaram o exame antes do treino, Gabigol teria feito os oficiais esperar e não seguiu as orientações corretas, incluindo o período de repouso necessário após atividade física.
Os responsáveis pelo exame relataram várias formas de obstrução por parte do atacante, incluindo desrespeito, ignorar os oficiais, e a entrega inadequada do vaso coletor. Segundo a denúncia, Gabigol expressou irritação por estar frequentemente na lista para exames de controle e anunciou que o exame de 8 de abril seria o último.
O Flamengo defende o jogador, alegando que não houve erro de procedimento na entrega do material coletado e que qualquer irregularidade deveria ter sido apontada pelo Oficial de Controle de Dopagem no momento.
A denúncia contra Gabigol foi formalizada pelo procurador da Justiça Desportiva Antidopagem, João Guilherme Guimarães Gonçalves, detalhando as supostas infrações cometidas pelo jogador.