Foto: Divulgação/Conmebol
A Federação Venezuelana de Futebol (FVF) e o governo da Venezuela relataram nesta quarta-feira (22) que o avião que levava a equipe nacional ‘Vinotinto’ foi impedido de abastecer depois do empate em 1 a 1 contra o Peru, em Lima, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. O jogo terminou com um confronto entre os jogadores venezuelanos e a polícia peruana.
O comunicado por parte da FVF foi compartilhado através das redes sociais, onde afirma: “Neste momento o avião que traz nossa seleção nacional à Venezuela segue parado no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, Perú, a espera de autorização para recarregar o combustível e voar. Exigimos respeito a nossa seleção, seus jogadores, corpo técnico e cessem as medidas restritivas em contra de nossa ‘Vinotinto’ e em contra nosso país“.
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, também expressou sua indignação nas redes sociais, afirmando: “O Governo do Peru cometeu um novo ato injusto contra os venezuelanos ao impedir que o avião que trazia a seleção abastecesse para decolar. Isso parece um sequestro vingativo de nossa equipe, que teve uma atuação extraordinária ontem no Estádio Nacional de Lima.”
Atualmente, não temos informações sobre se o avião já deixou a capital peruana.