Foto: Pexels
A primeira metade de novembro trouxe chuvas intensas ao Sul do Brasil. Na primeira quinzena de novembro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina registraram acumulações de chuva entre 100 mm e 300 mm, com algumas áreas chegando a 400 mm nos primeiros 15 dias do mês, o que representa mais do que o dobro da média histórica de precipitação para novembro. Mas como ficará a segunda quinzena de novembro? Confira.
Segundo a MetSul Meteorologia, para os próximos dias a tendência é de que a chuva continue acima da média, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Haverá áreas no Paraná também com chuva acima do normal, mas os maiores excedentes ocorrerão nos estados gaúcho e catarinense.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Prevê-se um evento de chuva significativo a extremamente intenso entre hoje (16) e sábado (18), que contribuirá significativamente para a precipitação esperada nesse período. Em apenas três dias, diversas cidades poderão receber de 100 mm a 200 mm de chuva, com acumulações de até 200 mm a 300 mm em 72 horas, o que pode causar enchentes.
Quanto às temperaturas, no RS e em SC, o calor comum nesta época do ano é esperado, mas não há previsão de ondas de calor prolongadas. Pelo contrário, a entrada de massas de ar frio na Argentina e no Uruguai trará alguns dias amenos ou agradáveis para o estado gaúcho, com possibilidade de noites mais frias e temperaturas próximas ou abaixo da média.