Foto: Getty Image
Médicos de um hospital em Nova York anunciaram uma conquista extraordinária nesta quinta-feira (9): o primeiro transplante bem-sucedido de um olho completo na história da medicina. Embora o olho ainda não esteja funcionando, esta cirurgia é um avanço em direção à solução para deficiências visuais graves.
O paciente, Aaron James, de 46 anos, foi submetido à cirurgia após sofrer um grave acidente em junho de 2021 que resultou em danos significativos ao seu rosto e perda do olho esquerdo. A cirurgia de transplante de olho foi realizada juntamente com um transplante facial complexo.
Embora ainda seja incerto se o olho transplantado recuperará a visão, a equipe médica está otimista. Os médicos injetaram células estaminais especiais do doador no nervo óptico, na esperança de estimular a reparação do olho. Até o momento, não há sinais de rejeição e o olho transplantado mantém um bom fluxo sanguíneo.
James ainda não pode abrir a pálpebra, mas já sente formigamentos e movimentos sutis nos músculos ao redor. A cirurgia, que durou 21 horas, é um marco significativo na medicina e pode abrir caminho para futuras pesquisas e avanços no campo da oftalmologia.