Foto: Reprodução/TV Globo
A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da televisão no Brasil, faleceu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade onde vivia com sua filha desde 2015. Lolita tinha 94 anos e estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves, não resistindo a uma pneumonia. Ela será cremada em uma cerimônia restrita à família ainda hoje.
Lolita Rodrigues fez parte da primeira geração de artistas da televisão brasileira. Ela ficou conhecida por cantar o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, em 18 de setembro de 1950.
Descendente de espanhóis, Lolita frequentemente interpretava personagens com sotaque castelhano. Um de seus papéis mais memoráveis foi como a personagem Aldonza em “Sassaricando” (1987),. Ela voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999). Em seu último trabalho na televisão, interpretou Noêmia na novela “Viver a Vida” (2009).
Após sua aposentadoria, Lolita fez raras aparições públicas. Uma delas foi no lançamento de “Flor do Caribe” (2013). Em julho de 2015, se mudou para a Paraíba e optou por levar uma vida mais reclusa.
A última aparição pública de Lolita ocorreu em dezembro de 2017, quando prestigiou uma apresentação do espetáculo “Hebe – O Musical” em São Paulo.