Foto: Divulgação / Rudimar Cruz Machado
Após uma inspeção feita pela Defesa Civil de Rio Grande neste final de semana, uma triste descoberta foi feita ao longo da costa entre a cidade de Rio Grande e Chuí, na fronteira com o Uruguai. Mais de cem animais marinhos, de várias espécies, foram encontrados sem vida.
O Bairrista mais perto de ti, vivente! Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
No sábado (25), a equipe percorreu 157 quilômetros de costa, estendendo-se de Rio Grande até o Farol do Albardão. A busca continuou no domingo (26), cobrindo mais 70 quilômetros até Chuí.
Os resultados foram alarmantes: 68 toninhas (um tipo de golfinho), 38 tartarugas, 12 leões-marinhos, três baleias, 14 aves e inúmeros peixes foram encontrados mortos. Enquanto as mortes das baleias e peixes são suspeitas de serem devidas a causas naturais, incluindo a possibilidade de terem sido arrastados à praia pela ressaca do mar, as mortes de leões-marinhos, tartarugas e toninhas podem estar relacionadas ao recente surto de gripe aviária na região.
Rudimar Cruz Machado, responsável pela Defesa Civil Municipal de Rio Grande, que liderou a expedição, compartilhou essas informações e alertou os banhistas para não tocarem nos animais encontrados mortos.
A remoção dos corpos está sendo realizada por equipes especializadas para prevenir a potencial propagação do vírus.