Foto: Divulgação/motorsport
O Grande Prêmio do Brasil representa um dos eventos mais cruciais no calendário da F1 e é extremamente prestigioso para os pilotos que alcançam a vitória. O Autódromo de Interlagos, situado em São Paulo, já celebrou diversos campeões e foi palco de corridas icônicas. Dentre os vencedores, destaca-se o alemão Michael Schumacher, consagrado campeão sete vezes.
Na cronologia dos GPs brasileiros, o francês e quatro vezes campeão mundial, Alain Prost, ocupa a posição de pioneiro. Entretanto, cinco de suas conquistas ocorreram no Circuito de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Interlagos foi incorporado à agenda da F1 em 1973, mas em 1978 iniciou-se uma fase de atualização do traçado.
A competição em solo paulista foi retomada em 1990 e desde então permaneceu fixa no calendário. Desde essa época, ícones do esporte automobilístico tiveram a chance de triunfar em uma das mecas do automobilismo global. Alguns, como o espanhol Fernando Alonso, inclusive asseguraram campeonatos mundiais em Interlagos, sendo ele o primeiro a lograr tal feito em 2005.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Tenha as notícias em tempo real na palma da sua mão através do nosso canal do WhatsApp: Clique aqui!
As primeiras disputas foram marcadas pela supremacia de brasileiros. Emerson Fittipaldi saiu vitorioso em 1973 e 1974, enquanto José Carlos Pace conquistou a primeira posição em 1975. Outros compatriotas que se destacaram em Interlagos incluem: Ayrton Senna e Felipe Massa, ambos com duas vitórias. Nelson Piquet também triunfou duas vezes em território brasileiro, porém ambas no circuito de Jacarepaguá.
Dentre os pilotos presentes no grid atual da F1, Lewis Hamilton acumula três vitórias, enquanto o tricampeão Max Verstappen e George Russell, da Mercedes, contabilizam uma vitória cada, sendo que Russell triunfou na edição mais recente, em 2022.
Os vencedores do GP do Brasil em Interlagos
- Michael Schumacher – 4 vezes
- Lewis Hamilton e Sebastian Vettel – 3 vezes
- Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna, Felipe Massa, Mika Hakkinen, Juan Pablo Montoya, Mark Webber e Nico Rosberg – 2 vezes
- Niki Lauda, Carlos Reutemann, Jacques Laffite, René Arnoux, Alain Prost, Nigel Mansell, Damon Hill, Jacques Velleneuve, David Coulthard, Giancarlo Fisichella, Kimi Raikkonen, Jenson Button, Max Verstappen e George Russell – 1 vez