Fotos: Juliana Zanatta/SC Inter e Morgana Schuh/Grêmio
Neste domingo (5) foram realizadas as duas partidas de ida da semifinal do Campeonato Gaúcho Feminino. Em Farroupilha, o Grêmio venceu o Brasil-Far, por 2 a 1 de virada e garantiu vantagem para o jogo de volta. E, em Caxias, as Gurias Coloradas encaminharam sua vaga para a final do torneio ao golear as Gurias Jaconeras, por 4 a 1.
Juventude 1 x 4 Inter
A partida começou com o Juventude aplicando pressão, visando comprometer a defesa do Internacional e conquistar a liderança no placar. Contudo, a equipe feminina do Inter demonstrou grande preparo e não se deixou intimidar.
Com apenas dois minutos de jogo, as Coloradas abriram o marcador. Letícia Monteiro conduziu a bola até a grande área e passou para Soll, que não hesitou em mandar a bola para o fundo da rede, no canto esquerdo da goleira Ariane.
O segundo gol não demorou a chegar. Aos 11 minutos, em uma jogada semelhante, Letícia Monteiro se viu frente a frente com a meta adversária e concretizou o segundo ponto para o Inter, solidificando a vantagem no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Após o segundo gol, o ritmo do jogo arrefeceu ligeiramente. O Internacional manteve a posse de bola, mas sem criar grandes chances para aumentar a vantagem. O Juventude, por sua vez, lutou para se afirmar no jogo, conseguindo seu momento antes do intervalo.
No fim do primeiro tempo, as Esmeraldas conseguiram reduzir a diferença. Aos 42 minutos, Katy veio com um chute que beirou a trave e, nos acréscimos, aos 46, ela conseguiu converter um cruzamento de Thalita, deixando o placar em 2 a 1.
Retornando do intervalo, o Juventude mostrou disposição em alterar o rumo do jogo com uma postura mais ofensiva, buscando chances de contra-ataque. No entanto, foi um erro das Esmeraldas que permitiu ao Inter ampliar sua vantagem.
Aos 9 minutos do segundo tempo, Carla interceptou a bola e assistiu Soll, que com habilidade invadiu a área e finalizou, registrando o terceiro gol para o Internacional. Fechando a contagem, aos 33 minutos, Pati acertou um potente chute de longa distância, selando o triunfo das Gurias Coloradas com um quarto gol.
Brasil-Far 1 x 2 Grêmio
As Gurias Gremistas estão um passo mais perto do sonhado bicampeonato gaúcho após uma reviravolta emocionante no jogo de ida das semifinais contra o Brasil-Far.
As Gurias Gremistas, com um elenco fortalecido pelas jogadoras recém-campeãs da Ladies Cup sub-20, entraram em campo demonstrando seu potencial desde os primeiros minutos. Raissa Bahia e Raquel Fernandes mostraram entrosamento e criaram perigo para a defesa adversária. Por outro lado, o Brasil-Far também não se intimidou e testou a goleira Vivi com tentativas de longa distância.
A tensão aumentou aos 21 minutos quando um gol das Gurias Gremistas foi anulado por impedimento, seguido por uma série de tentativas interrompidas pela atuação sólida da goleira Gabi do Brasil-Far. No entanto, o Grêmio manteve o ímpeto ofensivo, resultando em um gol de empate nos acréscimos do primeiro tempo por meio de Dani Barão.
No segundo tempo, as Gurias Gremistas mantiveram a pressão, com Raquel Fernandes protagonizando várias jogadas de ataque. Apesar de um gol anulado por impedimento, a persistência de Raquel Fernandes foi recompensada com um gol no canto esquerdo aos 42 minutos, consolidando a vitória do Grêmio.
A equipe do Grêmio, atual campeã, agora leva a vantagem para o jogo de volta, esperando manter o ritmo para alcançar a final e lutar pelo título consecutivo.