Foto: Getty Image
A MetSul Meteorologia atualizou as condições climáticas no Rio Grande do Sul, que é impactado por um ciclone extratropical que está em exercício no litoral. Segundo o alerta, o vento aumentará consideravelmente a partir do final da tarde e durante a noite desta sexta-feira (3), já o período mais crítico está previsto para a madrugada e manhã de sábado (4).
Segundo explicam os meteorologias, a motivação para o vento forte no estado está relacionada a dois momentos distintos. Inicialmente, o vento do quadrante Leste foi causado pelo contraste de pressão entre um centro de baixa pressão no continente e um de alta pressão no oceano. Já a partir de hoje e amanhã, o vento forte a intenso será resultado da atuação do ciclone extratropical, que estará muito próximo da costa.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Tenha as notícias em tempo real na palma da sua mão através do nosso canal do WhatsApp: Clique aqui!
As rajadas de vento mais fortes serão registradas no Sul e no Leste, com velocidades entre 80 km/h e 100 km/h, podendo ser ainda mais intensas isoladamente. As cidades costeiras, especialmente entre o Chuí e Mostardas, já experimentaram rajadas de vento que chegaram a 100 km/h a 120 km/h.
Na capital Porto Alegre, o vento aumentará durante a noite, com rajadas fortes ao longo do sábado, diminuindo gradualmente no final da tarde e à noite. As rajadas na cidade devem variar entre 60 km/h e 70 km/h em média.
Na Serra Gaúcha, também são esperadas rajadas de vento fortes, atingindo velocidades de 60 km/h a 80 km/h em alguns locais. Nas áreas próximas ao litoral, como a encosta dos Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense, as rajadas podem ultrapassar os 100 km/h, com picos de até 110 km/h a 130 km/h, como no Mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra.
A situação se estabilizará gradualmente à medida que o ciclone se afasta da costa durante o fim de semana. O tempo melhorará e o sol prevalecerá no RS, proporcionando uma melhora significativa das condições climáticas após o período de ventos intensos.