Foto: Agência Brasil
A Climatempo Meteorologia alerta para um fenômeno que deve começar a atingir o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2), feriado de Finados, com o início da formação de um ciclone extratropical. Na sexta-feira (3), ele deve estar completamente formado, com seu centro de atuação próximo ao Litoral do estado, trazendo chuvas intensas, granizo e ventos fortes.
Segundo os meteorologistas, ao contrário de últimos ciclones que se formaram no oceano, este tem seu processo inicial no continente e só depois se desloca para a costa, tornando-se uma ameaça significativa.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Tenha as notícias em tempo real na palma da sua mão através do nosso canal do WhatsApp: Clique aqui!
Entre quinta e sexta-feira, a situação meteorológica é de risco elevado para tempo severo, especialmente nas regiões Norte e Central do RS. Espera-se chuva intensa e volumosa, alta incidência de raios, granizo de grandes proporções e ventos muito fortes. Na região litorânea, os ventos serão persistentes até sábado (4), com a possibilidade de rajadas atingirem velocidades em torno de 100 km/h.
O mês de outubro já registrou chuvas acima da média na maior parte da região sul, com mais de 400 milímetros de precipitação no RS, e até 600 milímetros em cidades como Frederico Westphalen. A previsão é de que essa condição persista em novembro, com chuvas continuando a afetar o sul do Brasil, diminuindo apenas no outono de 2024.