Foto: Lesley Ribeiro/CBF
Neste sábado (4), o Brasil assegurou a medalha de ouro no Pan-Americano de Santiago ao vencer o Chile em uma emocionante decisão. O jogo, realizado no Estádio Sausalkito, em Viña del Mar, terminou empatado em 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, levando a disputa para os pênaltis, onde a equipe brasileira venceu por 4 a 2.
Os gols durante o jogo foram marcados por Maxi Guerrero, do Chile, no primeiro tempo, e Ronald, do Grêmio, empatou para o Brasil aos 40 minutos do segundo. Nas penalidades, o destaque foi o goleiro Mykael, jogador do Athletico-PR, que defendeu uma cobrança e converteu o pênalti decisivo que garantiu a medalha de ouro.
A seleção canarinho contou com a presença de quatro jogadores da dupla GreNal. Além do autor do gol da partida, o Tricolor foi representado por Gustavo Martins. Já Matheus Dias e Thauan Lara foram os atletas do Colorado presentes.
Esta é a quinta vez que a Seleção Brasileira conquista o ouro no Pan-Americano, com títulos anteriores em 1963, 1975, 1979 e 1987. O Chile, país anfitrião em busca de sua primeira medalha de ouro, mais uma vez teve que se contentar com a prata, repetindo o resultado de 36 anos atrás, quando também perdeu para o Brasil na final, realizada em Indianápolis, nos Estados Unidos.
Com essa vitória, o Brasil alcança sua 200ª medalha no Pan de Santiago, somando um total de 63 ouros, 71 pratas e 65 bronzes. A equipe brasileira está em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos, que conquistaram 272 medalhas, incluindo 116 ouros, 74 pratas e 82 bronzes.