Foto: Divulgação/Twitter
Ronald Araújo, destacado zagueiro do Barcelona e peça fundamental na seleção uruguaia, possui laços profundos com o Brasil. Criado em Rivera, cidade na fronteira entre os dois países, ele é filho de uma mãe brasileira e, curiosamente, torcedor do Inter. O jogador enfrentará a seleção brasileira nesta terça-feira, às 21h, no Estádio Centenário, em um confronto válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Com 24 anos, o uruguaio demonstra habilidade no português. Nascido na cidade que faz fronteira com Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, Araújo teve contato com diversos aspectos da cultura brasileira, incluindo comida, programas de TV e idioma, muitas vezes misturando o português com o espanhol.
Aprendi (a língua) vendo TV, falamos o portunhol, uma mescla de espanhol e português, mas também tenho família do lado brasileiro, então aprendi a falar. Escuto música, pagode, sertanejo, e gosto muito de feijoada”, disse Araújo em entrevista à TNT Sports
Torcedor do Inter
A torcida pelo Inter é uma faceta menos conhecida de Araújo. Embora nunca tenha confirmado publicamente, pessoas próximas afirmam que ele era torcedor do Inter na infância. Sua conta no Instagram, que segue apenas cinco clubes, reforça essa possibilidade: Huracán de Rivera, Rentistas, Boston River, Barcelona e, notavelmente, o Internacional.
Além disso, chama atenção o fato de Araújo seguir D’Alessandro, ídolo colorado, Carlos de Pena, compatriota meio-campista do Inter, e Igor Gomes, jogador do time de Eduardo Coudet com passagem pelo Barcelona B.
Se essa conexão é uma simples coincidência ou uma verdade incontestável, apenas Araújo pode confirmar. O que é certo é que o zagueiro, que desafia o ataque da seleção brasileira nesta terça-feira, no Centenário, possui várias ligações com o país vizinho.