Foto: Reprodução
Ainda em alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região norte do estado já soma estragos por conta das chuvas intensas e ventos fortes que foram registrados durante o final da tarde de ontem (16) e início desta terça-feira (17).
A cidade de Ametista do Sul foi uma das que mais registraram danos. De acordo com o partal La+, os bairros mais atingidos foram João de Luca, Aparecida e Industrial, onde diversas casas foram destelhadas. No centro, o dia amanheceu com vidraças quebradas, placas de comércio ao chão, árvores caídas e danos significativos na rede elétrica, afetando a iluminação de diversas áreas. As estradas do interior foram afetadas, tornando-se praticamente intransitáveis após a intensidade da chuva.
Em Miraguaí os fortes ventos causaram diversos destelhamentos e queda de árvores no perímetro urbano. Nas vias públicas há registros de fios de luz, galhos e destroços dos destelhamentos. Durante o período da manhã, toda a cidade estava sem energia elétrica, e sem comunicação por telefone e internet.
No município de Crissiumal o vendaval começou por volta das 22hs da segunda e chuvas torrenciais durante seguiram durante a noite e a madrugada. Há registros de mais de 100mm acumulados nas últimas horas. O vento forte provocou queda de árvores, postes de energia e muros, além de prejuízos no Parque de Obras e Parque de Exposições, com o destelhamento do prédio usado como sede do GEMP e danificação dos stands da 2ª FECRIS que estavam sendo montados.
Em Boa Vista das Missões, mais registro de chuvas Intensas e fortes ventos. De acordo com a última atualização da Emater, na manhã desta terça, havia chovido 160 milímetros em poucas horas. Já em Frederico Westphalen, as imagens do temporal se aproximando impressiona, a cidade sofreu com a forte chuva e grande parte do município ainda está sem água e energia elétrica.
Os acumulados de chuva até o começo da noite de ontem na rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres colocam algumas cidades em alerta. Foram registrados 110 mm em Alegrete, 90 mm em Soledade, 85 mm em Morrinhos do Sul, 84 mm em Nova Palma, 83 mm em Santa Maria, 81 mm em Passo Fundo, 77 mm em Itati, 73 mm em São Francisco de Paula e 70 mm em Fontoura Xavier.
Já na rede do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados de chuva até o início da noite desta segunda batiam em 138 mm em Alegrete, 118 mm em São Vicente do Sul, 81 mm em Soledade, 78 mm em São Gabriel, 75 mm em Lagoa Vermelha e71 mm em Livramento.