Foto: Agência Brasil
O Rio Grande do Sul está prestes a viver um período de clima agitado, entre o final de outubro e início de novembro. A MetSul Meteorologia emitiu um alerta de temporais, com maior preocupação para a Metade Norte do estado. O fenômeno não se limita apenas ao RS, mas se estende por Santa Catarina até o Paraná, com a possibilidade de granizo e muita chuva.
Segundo a MetSul, a atenção deve se concentrar nos próximos sete a dez dias, com acumulações de chuva previstas entre 250 mm e 500 mm em muitas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Isso eleva o risco de inundações, transbordamentos de rios, enchentes e até deslizamentos de terra.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Comece o dia bem informado com o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Tenha as notícias em tempo real na palma da sua mão através do nosso canal do WhatsApp: Clique aqui!
A sequência de temporais está relacionada ao fenômeno climático El Niño. A instabilidade deve se intensificar especialmente no sábado (28), com chuvas intensas previstas em várias cidades, podendo acumular de 100 mm a 200 mm em apenas 24 horas, o que pode resultar em inundações repentinas. Além disso, há a ameaça de tempestades de granizo e vendavais isolados.
A intensa instabilidade será acompanhada por uma alta incidência de raios. As descargas elétricas serão mais frequentes no Noroeste do RR, no Oeste de SC e no Oeste do PR.