Foto: Divulgação/FAB
A primeira aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) destinada ao resgate de brasileiros em Israel chegou a Tel Aviv na manhã de hoje (10). O avião, com capacidade para até 238 passageiros, está previsto para pousar no Brasil à 1h desta quarta-feira (11).
De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 1,7 mil brasileiros em Israel manifestaram o interesse em serem repatriados. Outras cinco aeronaves serão enviadas para resgatar os cidadãos que ainda permanecem no país, enquanto o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas continua na Faixa de Gaza e em território israelense.
A autorização para o envio de duas aeronaves brasileiras para o resgate dos cidadãos do país foi concedida por Israel nesta segunda. A aeronave da FAB já estava em Roma quando a autorização foi dada, após partir do Rio Grande do Norte no domingo (8).
Os critérios de prioridade serão aplicados aos candidatos à repatriação, com os residentes no Brasil e sem passagem aérea sendo a primeira prioridade.
As decolagens de Tel Aviv e de outras localidades do Oriente Médio devem acontecer até quarta-feira. O objetivo é levar os cidadãos aos aeroportos pela manhã, evitando deslocamentos durante a madrugada.
Quanto aos brasileiros em Gaza, um grupo de 25 pessoas que solicitou ajuda para repatriação está reunido e se prepara para seguir para o Egito, que faz fronteira com o enclave palestino, onde serão resgatados. O Brasil está em negociação com o país para permitir a entrada do grupo, já que Gaza está sob bloqueio de Israel, tornando impossível o resgate a partir de Tel Aviv.