Foto: Alex Rocha/PMPA
Nesta segunda-feira (2), a Prefeitura de Porto Alegre programou a reabertura da comporta número 4, situada no portão principal do Cais Mauá, a partir das 9h.
Devido ao aumento no nível do Guaíba causado pelos ventos vindos do Sul, no sábado, as comportas 4, 6 e 11 foram temporariamente fechadas. Os registros de sábado mostraram variações no nível da água entre 2m80cm e 2m90cm. Entretanto, as estruturas 6 e 11 foram reabertas já no domingo.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) esclareceu que a primeira etapa envolve a remoção dos sacos de areia utilizados para barrar a entrada de água. Em seguida, ocorrerá o ajuste da comporta.
Observou-se que, desde as primeiras horas de domingo, o nível do Guaíba tem diminuído. Uma avaliação feita às 6h de hoje indicou que a água no Cais Mauá atingia 2m54cm, e continua em uma tendência de queda, mesmo com a presença dos ventos do Sul, que frequentemente aumentam os níveis.
Destaca-se que, na semana anterior, o Guaíba experimentou sua maior cheia desde 1941, marcando 3m18cm no dia 27. O mecanismo de proteção contra enchentes de Porto Alegre é composto por 14 comportas. Das quais, seis permanecem constantemente fechadas.