Foto: Agência Brasil
A quinta-feira (12) foi como uma típica de inverno no Rio Grande do Sul, mesmo estando na primavera, por conta de uma massa de ar frio que avançou pelo estado trazendo temperaturas mais baixas para a época do ano. A situação vai seguir nesta sexta-feira, então a dica é: prepara o casaco.
Dados da Metsul Meteorologia apontaram que ontem diversas cidades do Oeste e do Sul do RS registraram marcas abaixo de 5ºC. As estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram mínimas como 4,1ºC em Jaguarão, 4,2ºC em Livramento e 4,6ºC em Bagé, por exemplo.
Segundo a MetSul, a origem dessa massa de ar frio está associada a um centro de alta pressão que passou Centro da Argentina e nesta sexta está sobre o Rio da Prata. Isso resultou em uma melhora nas condições do tempo em grande parte do Rio Grande do Sul, situação que se estenderá para várias áreas do Sul do Brasil nesta sexta.
Nesta sexta-feira, as temperaturas mais frias devem se concentrar na fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste, onde as mínimas podem chegar a 0ºC a 2ºC na madrugada de sexta e cerca de 3ºC a 5ºC no início do sábado. Nos Campos de Cima da Serra, a região mais fria do RS as nuvens impedirão um resfriamento mais acentuado, mas no fim de semana, com tempo mais aberto, podem ocorrer temperaturas de 1ºC a 3ºC em muitas cidades, com valores ainda mais baixos em algumas áreas isoladas.
Porto Alegre e sua região metropolitana espera-se que as temperaturas fiquem entre 9ºC e 11ºC em alguns pontos da área metropolitana, mas no sábado a região deve registrar temperaturas de 7ºC a 9ºC nos locais mais frios e em torno de 10ºC na maioria das áreas. Além disso, durante o dia, as temperaturas não devem ultrapassar os 15ºC ou 16ºC na tarde de sexta-feira.