Foto: Agência Brasil
O presidente Lula tomou a decisão de demitir a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (25) no Palácio do Planalto. O encontro teve início por volta das 12h30 e durou aproximadamente 50 minutos, com a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Essa demissão acontece após meses de pressão por parte do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e outros líderes do Centrão, que tinham interesse em assumir o controle do banco público.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Comece o dia bem informado com o Notícias na Hora do Mate, o podcast matinal do Bairrista: Clique aqui!
Tenha as notícias em tempo real na palma da sua mão através do nosso canal do WhatsApp: Clique aqui!
Para ocupar o lugar de Rita, Lula optou por nomear Carlos Antônio Fernandes, que foi indicado por Lira. Fernandes é um profissional com trajetória no banco e já trabalhou com membros do PP em administrações petistas anteriores. Em 2012, por exemplo, assumiu a Secretaria-Executiva do Ministério da Integração Nacional, que naquela época era liderado pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), um aliado do presidente da Câmara.
Conforme informações da Presidência, Carlos Fernandes assumirá a liderança da Caixa com o objetivo de “dar continuidade” ao trabalho do banco, enfocando a oferta de crédito e a implementação de políticas públicas nas esferas sociais, culturais e esportivas.