Foto: Douglas Cunha/MetSul
Os alertas de chuvas forte voltados ao Rio Grande do Sul para o início desta semana se concretizaram e as precipitações fortes têm causado transtornos em várias cidades da Fronteira Oeste. Até o início da tarde desta segunda-feira (23) alguns municípios registraram mais de 100 milímetros em apenas 24 horas.
Estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia registraram de ontem (22) até o final da manhã de hoje 121 mm em Uruguaiana, 55 mm em Quaraí, 54 mm em Alegrete, 43 mm em Santiago e 41 mm em Livramento.
Já a rede do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres (Cemaden), indicou 137 mm em Uruguaiana, 130 mm em Itaqui e 88 mm em Alegrete. No outro lado da fronteira, em Paso de Los Libres (Corrientes), o Serviço Meteorológico Nacional da Argentina (SMN) registrou em 48 horas até 9h desta segunda 131 mm, sendo 129 mm apenas nas últimas 24 horas.
Ainda nesta semana, um ciclone extratropical está desenvolverá no Atlântico Sul, influenciando diretamente as condições climáticas no Centro e Sul do Brasil. A frente fria associada a esse ciclone avançará trazendo chuvas e temporais ao RS.