Foto: Rafael Cavalli / Prefeitura de Gramado
A prefeitura de Gramado anunciou que, a partir de 4 de novembro, os comerciantes da cidade terão que seguir diretrizes específicas para atrair clientes. O decreto estabelece que as ações de captação de clientes só podem ocorrer internamente nas sedes ou filiais dos próprios estabelecimentos, sendo proibidas em negócios de terceiros e áreas externas, como calçadas e vias públicas. A informação inicial foi divulgada por GZH.
As mudanças foram implementadas devido ao grande número de denúncias recebidas pela prefeitura. Em outubro, foram registradas aproximadamente seis mil reclamações nas redes sociais do município, além de oito denúncias formais pelo canal de atendimento Fala Cidadãos. As queixas mencionavam coações e constrangimentos causados por abordagens comerciais.
O prefeito Nestor Tissot afirmou ao GZH, a intenção não é restringir, mas sim regulamentar a atividade comercial para melhorar a experiência dos turistas em Gramado. Segundo ele, as abordagens nas ruas já foram proibidas no ano passado e, agora, serão restritas aos estabelecimentos dos próprios comerciantes.
O descumprimento das novas regras é considerado infração gravíssima, podendo resultar na interdição do estabelecimento e suspensão do alvará de localização e funcionamento em caso de reincidência. O decreto não especifica os valores das penalidades.