Foto: Divulgação/Conmebol
Os protagonistas das casamatas do Gre-Nal deste domingo (8) são velhos conhecidos e vão desempenhar um duelo a parte no clássico. De um lado, Renato Portaluppi é o maior ídolo Tricolor e tem mantido um bom retrospecto em clássicos sob comando da equipe gremista. Já Eduardo Coudet, vai disputar seu primeiro Gre-Nal na sua segunda passagem pelo Colorado.
Na primeira vez que esteve em Porto Alegre, Coudet disputou seis Gre-Nais em 2020, mas não teve bons resultados. Todos os seis, foram justamente contra Renato que saiu vitorioso em quatro destes. Os outros dois foram empates.
Naquele ano, os dois times se enfrentaram pela primeira vez na Libertadores, pela fase de grupos do torneio. O primeiro clássico, na Arena ficou marcado por um 0 a 0 movimentado e com quatro expulsões para cada lado em uma confusão entre atletas das duas equipes. Após isso, o futebol foi interrompido devido a pandemia de Coronavírus e só retornou quatro meses depois.
Coudet ainda foi derrotado por Renato na final do turno de Gauchão por 2 a 0 e na fase de grupos da Libertadores, por 1 a 0, ainda sem público no estádios. Apesar do fraco desempenho diante do rival, Coudet tem bons números em clássicos durante sua carreira de treinador. Fora do Colorado, o argentino soma quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota em duelos entre rivais. Foram cinco jogos sob-comando do Rosário, um diante do Racing e três pelo Atlético-MG ainda neste ano.
Coudet em clássicos fora do Inter
- 8 jogos
- 4 vitórias
- 1 derrota
- 3 empates
Coudet em Gre-Nais
- 6 jogos
- 4 derrotas
- 2 empates
Já Renato esteve à frente do Grêmio por quatro oportunidades durante sua carreira como treinador. Destas, Renato disputou Gre-Nal em todas e coleciona excelente números no clássico. De 28 partidas disputadas, o treinador conta com 12 vitórias, 12 empates e apenas quatro derrotas.
Neste ano, Renato disputou dois clássicos, com o Inter ainda sendo comandado por Mano Menezes e saiu vitorioso em ambos. Pelo Gauchão, uma vitória na Arena por 2 a 1 e no Brasileirão por 3 a 1 novamente na casa gremista. Desta vez, o treinador pode aumentar sua vantagem sobre Eduardo Coudet e se consolidar no duelo à parte que ocorrerá neste domingo (8).
Renato em Gre-Nais:
- 12 vitórias
- 12 empates
- 4 derrotas