Foto: Reprodução
No 8º Congresso Nacional do PSOL, encerrado em Brasília no último domingo (1), a historiadora Paula Coradi foi eleita presidente do partido com 67,1% dos votos, liderando a legenda até 2026. A eleição ocorreu sob a influência do deputado federal e aspirante a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL-SP).
O evento, no entanto, foi pautado por momentos de tensão, culminando em um desentendimento físico entre dois militantes. A disputa foi rapidamente difundida nas redes sociais por meio de um vídeo que captura o conflito.
Segundo o veículo Poder360, um homem, identificado como Rafael, atingiu o vereador de Porto Alegre, Roberto Robaina, com um soco no palco. O confronto se originou de um debate intenso entre diferentes setores do partido sobre a ocupação de posições de liderança dentro da organização.
Rafael é membro da Comissão Executiva do partido no Rio de Janeiro e atua no gabinete do deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ).
Juliano Medeiros, até então presidente do PSOL, manifestou-se oficialmente lamentando o incidente e confirmou que uma investigação interna foi instaurada.