Foto: Agência Brasil
Após um setembro com chuvas históricas, o outubro terá registro semelhante. A região sul do Brasil continuará enfrentando chuvas intensas, muito acima do que é considerado normal para esta época do ano. Segundo o alerta emitido pela MetSul Meteorologia, os estados mais afetados serão o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com a possibilidade de chuvas acima da média também no Paraná.
Na primeira semana deste mês, as chuvas foram excepcionalmente altas, com acumulados de até 265 mm em algumas cidades de SC e de até 233 mm no RS.
Com base no que já ocorreu e no que ainda é esperado em termos de chuva, a MetSul projeta que muitas cidades na Metade Norte gaúcho podem terminar outubro com acumulados de chuva que variam de 300 mm a 500 mm. Em alguns locais, não é descartada a possibilidade de acumulados mensais chegando a 500 mm a 600 mm. Essas chuvas excepcionais somarão-se aos altos volumes já registrados em setembro na região.
Dois meses consecutivos com uma quantidade de chuva, entre 300 mm e 500 mm, na Metade Norte do Rio Grande do Sul são raros. Segundo os meteorologistas, fenômenos como El Niño no Oceano Pacífico podem estar contribuindo para essas condições meteorológicas excepcionais, mas estudos climáticos podem revelar outras causas.
O alerta máximo fica com a metade norte, como foi afirmado pelo instituto. Já na Metade Sul do RS, onde a chuva tem sido escassa na primeira metade de outubro, espera-se um aumento nas precipitações durante a segunda metade do mês. Mesmo assim, os acumulados não serão tão extremos como os registrados em setembro.