Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores POA
Nesta segunda-feira (16), a Câmara de Porto Alegre aprovou a criação de uma comissão especial para discutir o projeto do Executivo que visa a concessão de parte do Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae) à iniciativa privada. A votação foi finalizada com 20 votos favoráveis, dez contrários e uma abstenção.
O vereador Mauro Pinheiro (PL) propôs a formação da comissão. Segundo ele, o objetivo é promover um debate substancial antes da votação. A comissão será composta por doze membros, seguindo a proporcionalidade partidária determinada pela presidência da Câmara.
Todos os vereadores da oposição, com exceção do suplente Adeli Sell (PT), que se absteve, votaram contra a proposta, incluindo o vereador independente Airto Ferronato (PSB).
O governo municipal inicialmente planejava enviar a proposta à Câmara no início deste semestre. No entanto, devido ao impacto das informações do novo Censo, o prefeito Sebastião Melo (MDB) afirmou que foi necessário revisar o texto. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela elaboração detalhada do modelo, retomou os estudos para aprimorar o projeto.