Alex Rocha/PMPA
Com o lema “Quem lê, sabe o caminho”, a 69ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre se inicia nesta sexta-feira (27) na Praça da Alfândega, situada no coração do Centro Histórico. A cerimônia de inauguração ocorrerá às 18h no Espaço Petrobras Carlos Urbim, com a presença marcante do patrono do evento, o renomado escritor e cineasta Tabajara Ruas.
Ao longo dos 20 dias de celebração literária, os visitantes terão a oportunidade de explorar os 110 estandes disponíveis e se envolver em atividades culturais diversificadas. A programação conta com mais de 630 sessões de autógrafos, 15 workshops de literatura e escrita, e 155 seminários. O horário de abertura ao público é das 10h às 20h.
Maximiliano Ledur, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, tem altas expectativas para o evento.
“O livro é a base para tudo e a leitura de um livro pode fazer com que as pessoas façam algo diferente. Estamos trazendo muitas atrações para a Feira, além do debate de temas que promovam a igualdade, inclusão, meio ambiente, fundamentais para termos uma sociedade mais justa”.
Dentre os autores que confirmaram presença estão Itamar Vieira Junior, autor de “Salvar o Fogo”, Natalia Timerman, escritora de “As Pequenas Chances”, o acadêmico Clóvis de Barros Filho, o comunicador Nelson Motta, os especialistas em neurociência Sidarta Ribeiro e Miguel Nicolelis, além de Bela Gil e a psicanalista Maria Homem.
O evento ainda oferecerá 15 workshops de literatura e escrita, totalmente gratuitos e sem necessidade de inscrição antecipada. Estas sessões serão lideradas por autores, roteiristas e profissionais da mídia, entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, em locais como a Casa de Cultura Mário Quintana, Memorial do RS e Espaço Força e Luz. A programação completa pode ser acessada no site oficial da Feira.