Foto: Mauricio Tonetto/Palácio Piratini
O número de pessoas desaparecidas aumentou para 46 após as chuvas registradas nos últimos dias no Rio Grande do Sul. A informação foi atualizada pela Defesa Civil em um levantamento divulgado no fim da manhã de hoje (8), anteriormente eram 25 pessoas nesta situação.
A maior parte dos desaparecidos são na cidade de Muçum, a mais atingida pela tragédia, onde 30 pessoas estão sendo procuradas. Além dela, a cidade de Lajeado tem oito pessoas desaparecidas, mesmo número em Arroio do Meio.
Outros dados também foram atualizados: 3.130 pessoas já foram resgatadas, 3.046 estão desabrigados e 7.781 desalojados. Ao todo, 85 municípios gaúchos foram atingidos, totalizando 135.088 pessoas. Foram contabilizadas 41 morte e 73 feridos.
Ontem (7), o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública nos municípios atingidos na quinta-feira. A portaria já está em vigor.
O prefeito de Muçum, Mateus Trojan, anunciou um velório coletivo para as vítimas dos temporais. A cerimônia acontecerá a partir das 7h de sábado (9), no Ginásio Municipal da EMEB Esperança, e será reservada aos familiares e amigos das vítimas. Dez pessoas serão veladas no local.