Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul, na Serra, que possuem laudo para cirurgia eletiva autorizada deverão realizar um recadastramento. A informação é da prefeitura da cidade, e a ação tem como foco atualizar a lista de espera de procedimentos não urgentes.
De acordo com o executivo, os pacientes que receberam laudos para cirurgias eletivas emitidos entre 1º de janeiro de 2019 e 30 de junho de 2023 devem comparecer ao Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), localizado no terceiro andar da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). É necessária a apresentação do laudo médico e documentos pessoais.
Após esse passo, os pacientes receberão um chamado do hospital designado para o procedimento. Isso servirá para confirmar a inclusão do nome na lista de espera. Pacientes com laudos emitidos a partir de 1º de julho de 2023 não precisam passar por esse processo, pois seus dados já estão registrados no novo sistema.
Segundo a Secretaria da Saúde, a ordem e a prioridade dos pacientes na lista de espera não serão modificadas com o recadastramento.
Este processo de recadastramento é válido apenas para os residentes de Caxias do Sul. Os demais municípios da Macro Serra estão realizando seus próprios recadastramentos por meio das secretarias municipais locais e dos hospitais.