Foto: Reprodução/Youtube
Durante uma transmissão ao vivo nas plataformas de mídia social na manhã de hoje (5), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou suporte aos municípios do Rio Grande do Sul que foram prejudicados pelo recente ciclone extratropical. O presidente revelou que o diretor da Defesa Civil visitará o estado na próxima quarta-feira (6) e afirmou: “estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário“.
“Queria dar um comunicado ao Rio Grande do Sul. Amanhã, o chefe da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul. E mais uma vez dizer ao povo gaúcho que estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário”, disse Lula.
O fenômeno climático teve início no estado na noite de ontem (4), causando estragos em mais de 50 municípios. As áreas afetadas enfrentam uma série de desafios, incluindo fortes ventanias, elevação dos níveis dos rios, pessoas desalojadas e um total de cinco óbitos, entre outros problemas.
Conforme o último relatório fornecido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há atualmente 426 desabrigados e 215 desalojados. As localidades mais impactadas situam-se nas regiões Norte, Serra e Vale do Taquari.
Previsões climáticas para os próximos dias
Enquanto o sistema de frente fria avança para o estado de São Paulo, o ciclone extratropical que teve origem no Rio Grande do Sul deve se dissipar nesta terça-feira, segundo informações do Climatempo.
No entanto, as áreas elevadas das serras ainda podem experienciar ventos fortes, com rajadas de até 100 km/h, que devem diminuir ao longo da tarde.